Jovem Aprendiz Petrobras: Como Conseguir A Vaga?

O programa de aprendizagem Jovem Aprendiz Petrobras oferece aos jovens a oportunidade do primeiro emprego legalizado, com registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social. Veja como se inscrever para concorrer à uma das vagas de Jovem Aprendiz Petrobras e desfrutar de todos os benefícios do cargo.

A Petrobras (Petróleo Brasileiro S/A) é uma organização que possui o capital aberto, no entanto, o seu maior acionista é o Governo Federal do Brasil. Dessa forma, se trata de uma companhia estatal que tem a economia mista. Fundada em 1953, a sede da empresa está localizada no Rio de Janeiro, mas atua em mais de 25 países.

Como funciona o Jovem Aprendiz Petrobras?

O Jovem Aprendiz Petrobras é um programa de aprendizagem instaurado com base na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem, que foi sancionada no ano de 2000 e regulamentada em 2005.

Jovem Aprendiz Petrobras: Como Conseguir A Vaga?

A Lei determina que todas as organizações de médio e grande porte — ou seja, com mais de 5 funcionários registrados — devem, obrigatoriamente, contratar um número de aprendizes que equivalha entre 5% e 15% da quantidade total de seu quadro de colaboradores que tenham funções que necessitem de qualificação profissional.

Além disso, o cenário da Lei classifica como aprendiz o jovem que trabalha e estuda, simultaneamente, para que assim se capacite tanto de forma prática, quanto no âmbito teórico — que é realizado através de um curso de formação profissional, ministrado por uma instituição de ensino autorizada, em parceria com a empresa contratante.

O contrato de trabalho do aprendiz — que é uma modalidade especial de contrato de trabalho — pode ter a duração máxima de 2 anos, sem a possibilidade de extensão, pois este é considerado o tempo necessário para a preparação do jovem para o mercado de trabalho tradicional.

Ademais, a faixa etária dos jovens pode variar entre 14 e 24 anos. No entanto, vale a pena ressaltar que essas regras não são aplicáveis a portadores de deficiência (PCD). Para estes, não há limitação de idade e o tempo no cargo pode ser excedido.

O cargo de Jovem Aprendiz Petrobras é dividido entre duas áreas da empresa: a administrativa e a operacional — a serem definidas com base na idade do jovem. E, consequentemente, as atividades desempenhadas pelo aprendiz variam de acordo com o seu setor de atuação.

Já em relação a jornada de trabalho, a carga horária máxima que pode ser imposta ao aprendiz é de 30h semanais, divididas em 6h diárias, estando totalmente proibidas a compensação de horas e as horas extras, ainda que sejam remuneradas.

Quem pode se inscrever?

Antes de concorrer à uma das vagas do Programa Petrobras Jovem Aprendiz (PPJA), é necessário avaliar se você preenche aos seguintes requisitos estabelecidos pela companhia:

  • Ter de 15 a 21 anos e 11 meses — para atuar no setor administrativo;

  • Ter de 17 anos e 9 meses a 21 anos e 11 meses — para atuar no setor operacional;

  • Estar em situação de vulnerabilidade social.

O último requisito é condizente com uma das principais finalidades da Lei da Aprendizagem: a inclusão social de jovens carentes por meio da qualificação profissional e da oportunidade de primeiro emprego.

Consequentemente, o cargo de Jovem Aprendiz Petrobras também influencia diretamente na diminuição do trabalho infantil, que a Lei visa combater, sendo considerada, inclusive, como um dos principais projetos contra esse crime.

Como se inscrever?

A inscrição no Programa Petrobras Jovem Aprendiz é realizada presencialmente em uma das instituições sociais que possuem parceria com a empresa, pois cabe a elas a avaliação do currículo do jovem e, caso ele atenda às necessidades da vaga, encaminhá-lo para a entrevista na filial da Petrobras mais próxima.

No entanto, é possível verificar no site oficial da Petrobras quais são essas instituições sociais parceiras, de acordo com a sua região. Para isso, basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site oficial da Petrobrás e, no rodapé da página inicial, selecione a opção “Carreiras”;

  2. Na página carreiras, selecione o menu “Estágio”, localizado na coluna à esquerda;

  3. Dentre as alternativas disponibilizadas, clique em “Jovem Aprendiz”;

  4. Você será redirecionado para a página do PPJA e basta escolher o seu estado no filtro “Instituições parceiras do programa” para descobrir onde você deve ir para realizar a sua candidatura.

Benefícios e remuneração

Além de bolsa-auxílio compatível com o valor de mercado — que segue o cálculo do salário mínimo vigente de acordo com as horas trabalhadas — são garantidos ao Jovem Aprendiz Petrobras os benefícios abaixo.

  • Registro em CTPS;

  • Contrato de trabalho especial;

  • 13º salário;

  • FGTS;

  • Vale refeição;

  • Vale transporte;

  • Férias,

Conclusão

Atuar como Jovem Aprendiz Petrobras é uma oportunidade única de ingressar no mercado de trabalho através de uma organização mundialmente reconhecida. As vantagens são inúmeras e uma das mais importantes seja o fato de que além de adquirir a própria experiência, o jovem também poderá absorver as experiências dos funcionários mais experientes.

Portanto, aproveite a chance e, assim que possível, se dirija a uma das instituições parceiras da Petrobras para realizar a sua inscrição no programa. Boa sorte!