Como se inscrever no ProUni? Aprenda aqui!

Agora que você já sabe a sua média no ENEM, nada melhor que você começar a se informar acerca das Inscrições ProUni, né? Acompanhe este artigo, que ao término dele, você não terá mais dúvida alguma.

Só para ressaltar, as inscrições ProUni têm por finalidade, selecionar alunos para ganhar bolsas (Integrais ou parciais) em faculdades privadas de acordo com sua pontuação no ENEM, entenda mais clicando aqui (aqui tu linka aquele artigo q fiz)

Como se inscrever no ProUni?

Para você se inscrever no ProUni é muito fácil, vale salientar, que o ProUni é um processo seletivo que ocorre semestralmente, geralmente, nos meses de janeiro e julho.

Siga os passos a seguir para efetuar sua inscrição no ProUni:

  • Você deve acessar o site oficial do programa, posteriormente, clicar em “Fazer a inscrição”. Vale salientar que tal opção só estará disponível no período correto, de acordo com o cronograma.
  • Em seguida, você deve preencher os devidos locais com o seu CPF e o com o seu número de inscrição e senha cadastrados no site do ENEM, caso não lembre tais dados, entre no site oficial do ENEM clicando aqui.
    Como se inscrever no ProUni?
  • Após preencher tudo, você deve conferir novamente, para ter total certeza que não há informação alguma escrita de maneira errônea, se necessário, atualize algumas informações.
  • O próximo passo é bastante simples, você deve preencher um questionário acerca da sua situação social, sua e dos membros da sua família.
  • Após ter o questionário preenchido, você deverá escolher dois cursos nos quais você desejaria fazer, por ordem de prioridade (O curso que você mais quer, para o curso que você menos quer), após escolhido o curso, você deve escolher uma ou mais faculdade privada. Além de escolher os cursos, você deve escolher o tipo de bolsa que você deseja receber, integral ou parcial. 

Entretanto, você deve efetuar tais passos, dentro do prazo de inscrição.

Quando começam as inscrições ProUni?

Segundo o edital oficial do ProUni (disponível aqui), as inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos, irão ocorrer entre os dias 28 de janeiro de 2020 até Às 23 horas e 59 minutos do dia 31 de janeiro de 2020, de acordo com o horário oficial de Brasília. 

Entretanto, vale salientar, que diferentemente do Sisu, nem todos podem se inscreverem no ProUni.

Quem pode se inscrever no ProUni?

Tendo em vista que o intuito do ProUni é ajudar aqueles que não possuem um diploma de nível superior e, é de família de baixa renda, há algumas normas para você conseguir adentrar no programa, veja quais:

  • O estudante deverá ter concluído todo o ensino médio em escola da rede pública, ou, na rede particular com bolsa integral.
  • A renda familiar precisa ser de até um salário mínimo e meio por pessoa, para concorrer na modalidade bolsa integral, ou, de até três salários mínimos por pessoa, na modalidade bolsa parcial.
  • Além que você deve obrigatoriamente ter participado do ENEM do ano anterior, ou seja, para participar do ProUni 2020, você deve ter feito o ENEM 2019.
  • E por fim, é necessário atingir uma nota mínima de 450 pontos para começar a concorrer.

Mas se porventura você não consiga passar de primeira, ainda há outra chance, a lista de espera.

Como participar da lista de espera ProUni?

A lista de espera do ProUni é a chance na qual você ainda tem de concorrer a uma bolsa, mesmo que, você não tenha sido chamado de primeira. Mas para participar dela, você deve manifestar interesse, veja como:

Primeiramente, você deve entrar no site do ProUni (clique aqui), no período de 6 a 9 de março de 2020. E clicar no botão que estará bem explícito. Após isso, basta preencher alguns dados que irão pedir, e esperar. Entenda melhor como funciona clicando neste artigo que fizemos somente acerca da lista de espera

Por fim, esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor todo o processo de Inscrição no ProUni, até a próxima!!!